domingo, 25 de janeiro de 2009

Piloto-de-Box


Um dos pilotos que mais respeito na SuperClassic é o Carlos Bráz do Passat 21. É rápido, guia muito e é um excelente caráter. Um gentleman-driver, como diriam os ingleses.
Mas também tem uma categoria no automobilismo a quem eu chamo de Piloto-de-Box. É aquele sabe-tudo, que se estivesse na pista guiando nunca chegaria em uma posição abaixo do 1º lugar. Ele sabe quando os outros devem frear, quando devem ultrapassar, quando devem mudar o traçado.
São excelentes pilotos, quando ficam do lado de fora da pista, quando ficam no box ou na arquibancada e sempre falando de um modo genérico sobre um outro piloto.
Hoje, durante a preliminar dos 1.000 Km apareceu uma dessas figuras.
Sabem aquele tipo fanfarrão que não teria a menor chance com o Capitão Nascimento daquele filme? É o tipo!
Eu estava na frente do box 23, assistindo a corrida com o Mário, o mecânico da nossa equipe quando a triste figura se aproximou andando com gingado malandro, puxando assunto, ele precisava se fazer presente.
- Pô.. EU preparo o carro a semana inteira e chega na corrida o MEU piloto faz m... . Já escapou duas vezes! EU fiz um carro pra ganhar a corrida, mas ELE passou reto na junção. Pô, a gente trabalha a semana inteira e ELE põe tudo a perder.
Bom, não vou falar para qual piloto ELE fez o carro, mas quem estava na pista deve saber.
... E continuou, agora analisando o desempenho de outros pilotos:
- Esse cara do Passat 21 não guia nada. Tá matando o carro aqui na freada!
Aí eu perdi a paciência e perguntei:
- Você sabe o que está acontecendo dentro do carro? Sabe se tem algum problema?
- O Bráz guia muito. É um ótimo piloto!
- Se você não sabe o que está acontecendo dentro do carro, também não sabe o que está falando!
Nosso Piloto-de-Box não esperava a minha reação. Me olhou meio assustado, não falou mais nada. Saiu de fininho.
Então, em homenagem ao Bráz (que é um dos melhores pilotos da categoria) eu coloco essa foto do Rodrigo Ruiz, mostrando o Passat 21.
E ao Piloto-de-Box eu mando a mesma mensagem daquele filme que falei:
Piloto-de-Box, o senhor é um fanfarrão! Pede pra sair!

7 comentários:

Anônimo disse...

Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap...
Pois assiti a largada dos Mil Kilometros em cima daquele praticável bem em frente ao Box 2.
Ao lado, dois malas, cuja soma de idade não dava 40 anos.
Largou. Assim que contornaram o S e o som permitiu, começam as críticas: Quem um deixou, que outro marcou, que aquele errou marcha, que alguem afinou.
Impressionante a capacidade crítica e memória fotográfica dos caras, vendo cada lance.
Na hora nem me abalei, pois estava me segurando, preocupado em não escorregar na baba com aquelas máquinas maravilhosas.
E isso em automobilismo, em futebol então todo mundo é técnico.
Claudio Ceregatti

Renato Giordano disse...

Grande Aroldo... Era só o que faltava, alguem falando mal do Braz, é uma das melhores pessoas que temos na categoria, pilota muito, entende muito de mecanica e de carros antigos então, nem se fala...
Ainda bem que eu não estava perto da figura...
Abs.
RG

Unknown disse...

Realmente como o Pasat 21 brigou com o Fusca 914 foi impressionante, notando-se fora da pista que o Fusca andava mais na reta... boa briga que salvou a corrida, o Sr Carlo Brás se defendeu de críticas na pista.

Anônimo disse...

Caro Aroldo,
é isso mesmo. Tá cheio de entendido no box. Falar de fora, palpitar, é bem mais fácil do que sentar lá e acelerar. Já até imagino quem é o cara. Seria gordinho e baixinho? Ele também palpitou bastante no nosso box. Faça isso, não faça aquilo, dou aulas, blá, blá, blá. O cara é uma mala força-livre.
Abs.
Rogério Tranjan
Passat #44, vulgo Trovão Azul

Aroldo Teixeira disse...

Pô Rogério,
Acertou na primeira!

Anônimo disse...

Boa noite,

Estava presente no domingo e acompanhei a briga do fusca com o passat realmente de tirar o fonego.
Aroldoo gostaria de um contato seu ou do Flavio para me informar melhor sobre os problemas com a FASp pois estou montando uma puma para participar da categoria e gostaria de me atualizar.

Grato e aguardo retorno, meu email é advocaciaalves@uol.com.br

Aroldo Teixeira disse...

Pessoal, acho que está havendo um engano. O Passat que brigou com o Fusca foi o do Natali e não do Bráz.