Saiu ontem a revisão do novo regulamento para a categoria de Antigomobilismo e foi criada mais uma sub-divisão para enquadrar as réplicas e protótipos. Transcrevo um trecho desse regulamento que seria portanto a 5ª divisão da categoria:
Digo 5ª divisão e não um regulamento de 5ª categoria.
ARTIGO 6 – MOTOR
Nas réplicas deverão seguir a mesma configuração que o original (Ex: Os Porsche dos anos 1950 e 1960 utilizavam motor “boxer” refrigerados a ar, como o do Fusca).
Nos demais protótipos, poderá ser original ou ser substituído por outro que deverá possuir sempre os mesmos números de cilindros e válvulas do modelo original de fábrica.
§ — 1 — O MP Lafer, além de réplica, é considerado um automóvel nacional produzido sobre plataforma VW (como o Puma GTE).
§ — 2 — Os modelos DKW poderão utilizar motores de quatro cilindros e oito válvulas.
6. 1 – Quando original:
· É proibido o uso de cabeçotes com mais de duas válvulas por cilindro.
· É proibido o uso de turbo ou qualquer outra forma de sobre alimentação.
· Pistões e bielas, assim como o virabrequim e o eixo de comando de válvulas, podem ser trabalhados ou substituídos.
· É permitido trabalhar o cabeçote, assim como substituir válvulas.
o QUANTO AS SUBSTITUIÇÕES
§ O cabeçote original pode ser substituído por outro, desde que ele pertença ou seja original em outros veículos da marca (ex: um Chevrolet Chevette de 1600cm³ com motor de bloco original e cabeçote do Chevrolet Monza).
§ É proibida a substituição de carburadores por sistemas de injeção (direta ou indireta) de combustível.
§ É permitido substituir bielas, pinos e pistões.
§ Para os modelos que originalmente já dispunham de injeção direta ou indireta de combustível, é proibido qualquer monitoramento eletrônico ao mesmo. É permitida a substituição do sistema por carburadores com borboletas de até 50mm.
6.2 – QUANDO SUBSTITUÍDOS, PERMITIDAS APENAS NOS VEÍCULOS QUE NÃO SÃO RÉPLICAS:
O motor substituto deverá possuir sempre os mesmos números de cilindros e válvulas do modelo original de fábrica.
Os modelos DKW poderão utilizar motores de quatro cilindros e oito válvulas.
Não será permitido uso motor importado que não tenha equipado carros nacionais.
§ 1º — Não é permitida a utilização de motores sobre-alimentados, em hipótese alguma.
§ 2º — A preparação não poderá, em hipótese alguma, superar a cilindrada especificada no regulamento: todas as categorias terão tolerância de 1,1mm na medida do cilindro.
§ 3º — São permitidos os mesmos trabalhos e substituições que nos motores originais.
Nas réplicas deverão seguir a mesma configuração que o original (Ex: Os Porsche dos anos 1950 e 1960 utilizavam motor “boxer” refrigerados a ar, como o do Fusca).
Nos demais protótipos, poderá ser original ou ser substituído por outro que deverá possuir sempre os mesmos números de cilindros e válvulas do modelo original de fábrica.
§ — 1 — O MP Lafer, além de réplica, é considerado um automóvel nacional produzido sobre plataforma VW (como o Puma GTE).
§ — 2 — Os modelos DKW poderão utilizar motores de quatro cilindros e oito válvulas.
6. 1 – Quando original:
· É proibido o uso de cabeçotes com mais de duas válvulas por cilindro.
· É proibido o uso de turbo ou qualquer outra forma de sobre alimentação.
· Pistões e bielas, assim como o virabrequim e o eixo de comando de válvulas, podem ser trabalhados ou substituídos.
· É permitido trabalhar o cabeçote, assim como substituir válvulas.
o QUANTO AS SUBSTITUIÇÕES
§ O cabeçote original pode ser substituído por outro, desde que ele pertença ou seja original em outros veículos da marca (ex: um Chevrolet Chevette de 1600cm³ com motor de bloco original e cabeçote do Chevrolet Monza).
§ É proibida a substituição de carburadores por sistemas de injeção (direta ou indireta) de combustível.
§ É permitido substituir bielas, pinos e pistões.
§ Para os modelos que originalmente já dispunham de injeção direta ou indireta de combustível, é proibido qualquer monitoramento eletrônico ao mesmo. É permitida a substituição do sistema por carburadores com borboletas de até 50mm.
6.2 – QUANDO SUBSTITUÍDOS, PERMITIDAS APENAS NOS VEÍCULOS QUE NÃO SÃO RÉPLICAS:
O motor substituto deverá possuir sempre os mesmos números de cilindros e válvulas do modelo original de fábrica.
Os modelos DKW poderão utilizar motores de quatro cilindros e oito válvulas.
Não será permitido uso motor importado que não tenha equipado carros nacionais.
§ 1º — Não é permitida a utilização de motores sobre-alimentados, em hipótese alguma.
§ 2º — A preparação não poderá, em hipótese alguma, superar a cilindrada especificada no regulamento: todas as categorias terão tolerância de 1,1mm na medida do cilindro.
§ 3º — São permitidos os mesmos trabalhos e substituições que nos motores originais.
Vou tentar entender melhor mas se alguém puder ir explicando eu agradeço.
- O Puma pode entrar nesse tópico do regulamento? Aí diz que o MP Lafer além de réplica é automóvel nacional assim como o Puma GTE.
- Pelo que entendi, o Puma GTE 1600 está enquadrado na Divisão 3 C, com aumento de peso para 850 k.
- Mas com essa descrição, acho que o Puma 1.600 cc também pode ser enquadrado nessa nova divisão na categoria B.
- Assim, acho que dá para escolher em qual delas correr.
Bom, no total temos 4 divisões com 4 sub-divisões cada e mais a 5ª com duas sub-divisões.
Total geral de 18 sub-divisões na categoria, com pódio para os 6 primeiros o que dá a soma de 108 troféus.
Gostei. Vai ter troféu para todos.
Gostaria mais ainda se fosse o Aroni, que é o fabricante, e faz troféus maravilhosos. Tirei as fotos que ilustram o post do site do Aroni e já estou torcendo para receber um deles.
Gente, deixa eu lembrar: Não estou falando mal! Só achei bem criativa essa solução de enquadrar cada carro que chega em uma nova categoria.
Parabéns Comissão!
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