terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ainda o Perigo


O link postado no blog do Flávio Gomes para o vídeo da câmera on-board trouxe recorde de visitas. Acompanhei e agradeço todos os comentários tanto aqui como lá e percebi que se criou uma verdadeira batalha de "contras" e "a favor" do piloto Felipe Castro.
Conheci o Felipe no box (ele dividiu o box 23 comigo e outros pilotos) e pareceu um cara bem tranquilo. Falei com ele na secretaria de prova da coincidência de sobrenomes, pois o meu é Castro Teixeira e o dele Teixeira de Castro.
O que aconteceu na corrida, no meu modo de ver é que ele foi um tanto afoito em não querer perder algumas posições que já estavam perdidas desde que escapou no final da reta.
Sem querer ser o dono da verdade, crucificar um piloto que está começando e também sem querer ser conselheiro de quem não precisa de conselho, só digo que em uma corrida é preciso ter reflexo e rapidez de raciocínio para examinar situações de risco e decidir se é momento de perder posições ou tentar voltar para a pista após uma escapada. Se a opção for voltar não se pode colocar em risco nem você e nem os outros pilotos. Esse momento de decisão faz a diferença entre bater ou continuar na prova.
Nas fotos do Rodrigo Ruiz dá para ver que eu já estou pisando no freio quando ele ainda está na grama.
Pela velocidade que ele desceu na terra eu sabia que ele não ia conseguir controlar o carro, mas na minha primeira avaliação no momento em que contornei a curva, achei que ele ia tentar virar o volante para a direita e dar motor para entrar de lado na pista. Se ele fizesse isso, ia sobrar pra mim e já freei esperando o pior.
Depois, com calma, assistindo o vídeo e vendo as fotos, acho que ele não pensou nada. Só continuou acelerando e deve ter perdido o sentido de distância e velocidade.
Jamais iria imaginar que o Felipe ia cruzar a pista.
Além das críticas, quem tem que avaliar essa participação na corrida é o próprio Felipe. Ele sabe que errou e precisa saber que tem que mudar se quiser continuar pilotando. Essa conscientização aconteceu com um outro Felipe depois de vários erros no ínicio de carreira na F1. O Massa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para que haja uma mudança de mentalidade tem que primeiro ser humilde e reconhecer os TROCENTOS erros cometidos nesta prova.

Os pilotos da categoria aguardam um pronunciamento do garoto, que pelo que vimos no box é gente boa. Não tenho NADA contra o garoto, mas esperava algo bem diferente do que foi escrito pelo seu pai no blog do Flavio Gomes. Não vi nada de humilde no pronunciamento.

Aroldo Teixeira disse...

Pois é, Mello. Se o Felipe tem condições de correr não precisa das declarações do pai dele.
Desculpe, mas o sr. Hailton não correu a prova e sim o Felipe e quem deve se defender, concordar, discordar, brigar, reclamar é o próprio Felipe. Ele é grandinho e deve ter maturidade para isso. O sr. Hailton bancou a "mãe-de-miss".